quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Comunicação Animal e Linguagem Humana

Uma dúvida pertinente que sempre ocorreu em meus pensamentos é se a linguagem é o que diferencia ou não o homem. Nestes aspectos, será que os animais têm linguagens próprias utilizadas para se comunicarem?!
Para sanar esta dúvida, utilizei o texto de BENVENISTE, In. PROBLEMAS DE LINGUÍSTICA GERAL I, no capítulo COMUNICAÇÃO ANIMAL E LINGUAGEM HUMANA, indicado pelo Prof. Dr. Roberto Baronas, que ministra as aulas de Epistemologia da Linguística, na Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.
Benveniste neste texto buscou esclarecer questões acerca da "linguagem animal", a qual parece não existir no mundo dos seres irracionais. Como justificativa para tal "afirmação", o autor utiliza o método que as abelhas utilizam para anunciar as outras da colméia que foi encontrado determinado  alimento.


A "LINGUAGEM" DAS ABELHAS


Benveniste apoia-se no código explicado por Karl von Frish para explicar a maneira como as abelhas comunicam-se entre si.
Uma abelha operária sai da colméia em busca de alimento - especificamente, o pólen - retornando a colméia apenas depois de ter encontrado sua fonte de sobrevivência. Em seu regresso, outras abelhas recolhem o polén das antenas da abelha colhedora ou o néctar gerado a partir do vômito desta. Após, realizam vários tipos de dança, as quais afirma-se ser um meio de comunicação entre esses insetos. Baseada no texto, explicitarei dois tipos de danças.
  • Dança Circular: Movimentos circulares realizados pelas abelhas, inicialmente círculos horizontais da direita pra esquerda, depois, da esquerda pra direita. E assim sucessivamente.
  • Dança em "oito": Representação parecida com a figura de um oito (8), acompanha por constantes vibrações no abdômen das abelhas.
Após a comunicação através das danças, outras abelhas retornam ao local onde foi encontrado alimento e realizam novamente as danças.

Acerca das danças, pode-se identificar três fatores de suma importância sobre os alimentos encontrados:
  • A dança simboliza o alimento encontrado;
  • A dança em círculos indica que o alimento foi localizado próximo a colméia, enquanto que a dança em "oito", simboliza que foi encontrado numa distância maior;
  • Direção: O "oito" dançado em direção ao sol indica a direção que as abelhas devem seguir em busca do alimento.

    LINGUAGEM HUMANA x LINGUAGEM DAS ABELHAS


    Todo o estudo acerca da maneira de comunicação das abelhas identificou que estas possuem capacidade inata de apontar objetos existentes - característica também da linguagem humana - no entanto, essa comunicação entre as abelhas não deve ser considerada como uma linguagem, mas sim como um código, pois para haver linguagem é necessário diálogo, intervenção de aparelho vocal,  entre outros fatores importantes característicos da própria linguagem.

    Um comentário: